top of page

10 Miketz

  • Foto do escritor: Mirla Regina da Silva
    Mirla Regina da Silva
  • 25 de dez. de 2025
  • 17 min de leitura
A figura de José aponta profeticamente para Yeshua HaMashiach
A figura de José aponta profeticamente para Yeshua HaMashiach

 

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. (Jesus)

 

“Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito.” 

(Jesus em João 5:46)

 

 

Este estudo faz parte do ciclo de aprendizado pessoal de um buscador de Deus. É um aprendizado inicial. Tem o propósito de trazer mais sabedoria e equilíbrio para a vida, com aplicação prática e criteriosa do conhecimento, com bondade, experiência e empatia. Ele será aperfeiçoado a cada período de acordo com a jornada e com a orientação celestial.

Neste repositório estão coletadas algumas informações selecionadas com o objetivo de auxiliar a alcançar um tempo excelente e realmente produtivo nesta semana.

Há um mundo espiritual acima de nós, mas nossa visão e sentidos são limitados. Vivemos em um mundo de ocultação, onde os anjos e as forças metafísicas e influências espirituais permanecem encobertas aos nossos cinco sentidos.

Visto que a humanidade foi condicionada a aceitar apenas o que os olhos podem ver, elevar nossa consciência torna-se uma tarefa considerável e difícil. A oração com a leitura bíblica diária é o instrumento fundamental para nortear e iluminar o caminho.

 

 

 

 

1 ✨ Ciclo de leitura semanal

 

No calendário judaico, a contagem dos dias começa com a Criação do mundo, que segundo a tradição ocorreu no dia 25 de Elul.

Assim, cada semana e cada dia desde então é numerado sequencialmente, ou seja, em dias corridos.

 

📆 Nessa contagem, estes são os dias 25 de kislev a 2 de tevet    do mês de Kislev do ano[2] bíblico 5786, correspondente aos dias  14 a 20 de dezembro  do ano 2025.

 

📆 Nessa contagem, estamos no meio da semana n. 13 do ano 5786.  Em dias corridos, estamos nos dias  87  a 94 de 5786.

 

📆 A parashá dessa semana[3] é a n. 10, Miketz.

Três Sefer Torás: Este Shabat é único, pois três rolos da Torá são retirados da arca e lidos na leitura pública da Torá: um rolo para a Parashá semanal, um segundo rolo para a leitura de Rosh Chodesh e um terceiro rolo para a leitura de Chanucá.

As únicas outras ocasiões em que três rolos são retirados são em simchat Torá e quando Rosh Chodesh Adar ou Rosh Chodesh Nissan caem no Shabat.

 

O calendário judaico revela a energia espiritual de cada semana, e quando alinhado ao estudo das parashás semanais serve como um guia prático para a nossa autoanálise e desenvolvimento.

Visto de uma forma mais profunda, uma pessoa mais sábia e atenta perceberá, com o passar do tempo, a harmonia cíclica dos arquétipos espirituais semanais que se repetem a cada ano.

Esse alinhamento de cada semana reflete a orquestração divina ao longo do tempo, sugerindo uma espécie de Providência Divina temporal.

A vontade de Deus se expressa através do pensamento, da fala e da ação planejadas para cada pessoa a cada dia, e que, além do estudo e da oração, é preciso captar as sutilezas do Sagrado presentes nos acontecimentos diários. Tudo isso reforça a ideia de alinhamento entre o tempo sagrado, a profecia simbólica e os acontecimentos históricos. 

 

“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus[4], e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.” (Êxodo 16:4). 

E, quanto à sua subsistência, pelo rei lhe foi dada subsistência contínua, a palavra de cada dia no seu dia, דְּבַר־י֣וֹם בְּיוֹמ֑וֹ todos os dias da sua vida. (2 Reis 25:30)

 

O povo judeu já havia atingido no 40º ano do deserto, o nível em que a Torá, longe de ser apenas um presente, tornou-se algo "vivo", algo que poderia assumir muitos novos significados através do estudo diário das pessoas a quem ela tinha sido dada. (Kedushat Levi, Chukat, Números 19,2).

Que o estudo contínuo da Torá desenvolva em cada um de nós uma humildade e paciência especial, que produza pensamentos, sentimentos e decisões prudentes para navegarmos pelas complexidades desta vida, sempre com compaixão e discernimento moral para não errar mais como antes.

 

Meditação inicial para acalmar a alma

 

2 ✨Bençãos

 

Quem pode relatar todos os atos poderosos de Deus? Quem pode contar todas as suas maravilhas? Sl 106:2

Não há fim para a grandeza de Deus.

Seu Reino é eterno e sua misericórdia dura para sempre.

“Seja Bendito o nome de Adonai, o Senhor nosso Deus, pois dele é a sabedoria e o poder” (Daniel 2:20). ​

Que o Senhor tenha misericórdia de nós, nos perdoe e nos purifique com as águas celestiais.

Este estudo é feito para a Honra e Glória de Deus Bendito, em amor à Torá por si mesma.

Este estudo é feito para mérito do justo Rei Yeshua HaMashiach ben Yosef ben Miriam, o Filho de Deus Vivo, nosso Senhor e Salvador, que seja abençoado.

Que o Senhor nos conceda a graça de ler, compreender melhor e aplicar sua Palavra em nossas vidas e na vida dos nossos irmãos.

Assim pedimos ao Deus Altíssimo em nome do justo Yeshua HaMashiach, o verdadeiro Rei de Israel, que seu mérito nos proteja, amen, amen.

Em nome de Teu Amado Filho, rogamos ao Senhor Altíssimo e Poderoso, amen, amen.

 

3 ✨Leituras

 

Esta é a Santa Palavra de Deus.

"Este é o pão que desce do céu, para que aquele que dele comer não morra" (João 6:50).

 

Link para ouvir a parashá cantada:

 

 

1 📜Torá

Gênesis 41 a 44:17

 

2 📜Haftará

 

Zacarias 2:14 (10-13)

3 📜Novo Testamento

 

Romanos 10:1-15

 

5 👑 Jesus na Parasha

 

🔍Alusões, imagens e símbolos

 

A Torá não apenas aponta para o Messias expressamente, mas também o faz com profundidade espiritual e profética.

 

Nesta parashá encontramos o plano redentor de Deus através de Yeshua — representado pela figura de José.

 

A venda de José é um exemplo de como o que parecem ser planos e ações aparentemente contrários às intenções de D'us estão, no entanto, promovendo Seus planos.

 

Não podemos avaliar o verdadeiro significado dos desenvolvimentos históricos até que todo o ciclo tenha sido completado.

 

Os  atores no palco da história não estão sob compulsão para avançar os planos de D'us dessa compulsivamente.

 

Desenvolvimentos positivos advieram de ações pecaminosas, mas os perpetradores certamente não podem receber crédito por esses desenvolvimentos, pois agiram de forma inconsciente.

 

Nossos sábios há muito formularam um princípio: "M'galgelim zchut al yidai zakai v'chava al yidai chayav". (Shabat 32)

 

Significa que pessoas inocentes são empregadas como instrumentos para desenvolvimentos positivos reconhecíveis, enquanto pessoas culpadas são empregadas como instrumentos para desenvolvimentos aparentemente negativos.

 

A parashá Miketz também celebra Chanukah.

Assim disse Israel perante o Santo, bendito seja Ele: Fizemos para Ti uma menorá nos dias de Moisés, e ela se extinguiu. [Nós a fizemos] nos dias de Salomão, e ela se extinguiu. De agora em diante, aguardamos somente a Tua luz, como está escrito: "Em Ti está a fonte da vida; pela Tua luz vemos a luz." (Salmo 36:10)

O que significa "pela Tua luz vemos a luz"? Esta é a luz do Messias, como está escrito: "E viu Deus que a luz era boa..."    Midrash, Yalkut Shimoni II, 499. Mesmo capítulo com a famosa profecia sobre o Irã no Fim dos Dias

 

🔍Números e gematrias da Torá

 

Ao converter o alfabeto hebraico em números encontramos frases significativas com valor numérico equivalente ao do nome de Jesus ou a um dos seus títulos, codificado em trechos desta parashá.

Esse método adicional da gematria corrobora o aspecto cristocêntrico que permeia toda a Palavra de Deus, e demonstra matematicamente que o nome de nosso justo Messias está em todas as porções semanais de estudo da Sagrada Torá. 

A esse respeito, é possível observar diversas frases messiânicas encontradas na parashá e correlacionadas a partir do mesmo valor numérico das seguintes frases:

 

66   -  Filho de Davi בֶּן דָוִד

144 -  Filho de Deus  בן אלוהים

208 - Filho de José  בֶּן יוֹסֵף

356 - O Nazareno  הנוצרי

358 - Mashiach משיח

386 - Yeshua  - ישוע

424 - Mashiach Ben David - מָשִׁיחַ בֶּן דָוִד

453 - Rei Mashiach -  מלך המשיח

566 - Mashiach Ben Yosef - מָשִׁיחַ בֶּן יוֹסֵף

742 - Yeshua HaNotzri  ישוע הנוצרי

749 - Yeshua HaMashiach    ישוע

 

No grego:

888 – Jesus   Ἰησοῦς

222 – Nazareno  Ναζαρηνε.

1110 – Jesus Nazareno Ἰησοῦς Ναζαρηνε

1480 – Cristo Χριστός

2368 – Jesus Cristo Ἰησοῦς  Χριστός

 

6 ✨Minúcias

 

Nosso Pai Celestial é extremamente minucioso ao demonstrar a veracidade e a santidade das Escrituras.

Ele foi além do que é visto por olhos comuns.

As minúcias abaixo revelam um certo tipo de manifestação de Deus oculta daqueles olhos superficiais.

Essa ideia de que Deus passou a esconder Sua face e a agir no mundo de formas mais sutis, é bastante presente no pensamento judaico.

Se na saída do Egito ou na Entrega da Torá, por exemplo, Deus Se fez presente de forma explícita e aparente, tal não ocorre, por exemplo, nas histórias de Purim e de Chanucá.

E assim precisamos investigar a narrativa com cuidado para notar os sinais da presença Divina.

Também nas nossas vidas há momentos em que conseguimos sentir a presença próxima de Deus, e outros nos quais precisamos aguçar mais nossos sentidos, olhar com mais cuidado e atenção para buscar a Presença nos detalhes dos acontecimentos.

No texto bíblico, as minúcias não estão escondidas para confundir, mas para despertar a alma para a grandiosidade de Deus.

Destaca-se, a seguir, alguns desses detalhes, encontrados na parashá desta semana.

 

1. 🔠Versos escritos e falados[5] 

No Capítulo 43 Versículo 29 há uma palavra, Vayishtachavoo וישתחוו que é escrita sem o último Vav. O significado da palavra falada é "Eles se prostraram".

O Peirush Rokeach ensina que o Vav ausente se refere às 6 Bênçãos de poder (Capítulo 27 Versículo 29) que Isaac deu a Jacó em sua Bênção.

Jacó passou isso para José e o Vav ausente ( gematria de 6) está sugerindo esse relacionamento dentro das Tribos.

 

2. 🔠Letras grandes ou pequenas

Não há letras especiais nesta parashá.

 

3. 🔠Pontuação

Não há pontuações especiais nesta parashá.

 

4. 🔠Espaços em branco

No Texto Massorético do Tanakh (Bíblia Hebraica), há 670 espaços. Isso representa 67 vezes 10.

Esta é Binah (gematria 67) concluída por 10 Sefirot dentro de Binah.

Há 1 espaço nesta Parashá indicando a necessidade de unidade para trazer a Redenção.

Onde há espaços indica um preenchimento da luz oculta.

Por outro lado, a ausência de espaços ensina que a luz não precisa mais ser escondida e está presente em todos os versículos que lemos.

 

5. 🔠Total de versículos e de palavras

Existem significados espirituais ocultos no número de versículos e espaços lidos em cada semana Parasha.

Existem 146 Versículos que, na gematria, são koof mem vav - Kmu.

Essas letras podem ser permutadas para serem koof vav mem sofit que significa "subir" "levantar-se" "ser realizado" ou "ser posto em prática".

Nossos sábios explicam que o fato de a Porção de Bereshit e a Porção de Mikketz terem o mesmo número de versos (146) não é uma coincidência (como se alguma vez houvesse uma coincidência).

 

Mikketz é geralmente a porção lida no Shabat Chanukah como este ano. Durante o Bereshit, temos a tradição de que a Luz da criação é escondida para os justos.

Isso é chamado de Ohr HaGanuz. Durante o Chanukah, o Ohr HaGanuz é revelado novamente como a Luz de Chanuka - a Luz dos Milagres.

Mikketz tem 146 versos.

Para sua informação, 146 = 89 + 57.

89 é a gematria de Chanukah.

57 é a gematria da palavra hebraica para Parnasah Zan, escrita Zion Nun.

Chanukah é o único feriado do calendário hebraico que cruza para outro mês.

O feriado começa em Kislev e termina em Tevet.

Na gematria da letra final, a letra final Nun tem uma gematria de 707.

707 é a gematria de HaShaBaT ou "O Sabbat".

Na teoria dos números, 707 pode ser reduzido a 77.

77 é a gematria do signo astrológico da "a cabra", o signo do signo astrológico de Capricórnio que coincide com o mês hebraico de Tevet.

Tevet é cognato da palavra hebraica Tov, que significa bom.

De tudo isso, o Zohar nos ensina que a Parashá de Mikketz, que sempre acontece durante o Chanukah, tem uma seção que ajuda a manifestar Parnasah para o mundo.Como aprendemos na Cabala, quando você ajuda os outros, você recebe o efeito dessa ajuda em sua própria vida.

 

Uma conexão incomum também é notada para esta Parasha. Esta é a única Parasha que denota o número de palavras na Parasha como parte das palavras de código para a Parasha.

Há 2025 palavras na Porção.

Esta conexão é explicada que a Gematria da palavra Ner (vela) é 250.

Há 8 noites de Chanukah, o que significa que há 8 noites em que acendemos velas durante o Chag.

Portanto, 8 vezes 250 = 2000.

A isto adicionamos o 25º dia de Kislev e revelamos a conexão entre esta Parashá e o Feriado de Chanukah.

 

 

​6. 🔠Estas palavras

 

Quão incríveis são as palavras da Sagrada Escritura.

É possível observar que cada porção semanal (parashá), até mesmo cada palavra contém mistérios e segredos[8] elevados e toda a Bíblia é considerada sublime, totalmente sagrada.

Devemos compreender que as vogais que usamos no Pentateuco, nos Profetas e nos demais Escritos poéticos, bem como atentar para o número de versículos nas leituras, certas palavras que servem como códigos ou metáforas, e muitos outros aspectos que consideramos óbvios, vêm todos dos Sábios, ou seja, os grandes estudiosos da Palavra de Deus. Sim, quando eles determinaram essas coisas para nós, o fizeram recebendo Ruach Hakodesh – o Espírito Santo.

As três palavras-código associadas a 146 versos de Mikketz são dois reis:

 

1) Aleph Mem Tzadi Yood Hay. O nome do rei Amazias.

Aleph Mem Tzadi é traduzido como "adotar" e "assumir o controle".  As letras finais são Yood Hay soletrando Yah, um nome para Deus.

 

2) A outra palavra-código é o nome do rei Ezequias.

Yood Chet Zion Koof Yood Hay Vav. Yood Chet Zion Koof é uma palavra que significa "fortalecerá".

As 3 letras finais soletram outro nome para HaShem (as 3 primeiras letras do Tetragramaton).

 

3) A terceira palavra-código é uma frase que vem perto do final da Parashá.

A frase é VeHaYa Li Eved que se traduz "Ele será meu servo".

 

Na audição desta parashá, ouvimos a palavra Kodim (códigos após elas) em gênesis 41:23:

וְהִנֵּה֙ שֶׁ֣בַע שִׁבֳּלִ֔ים צְנֻמ֥וֹת דַּקּ֖וֹת שְׁדֻפ֣וֹת קָדִ֑ים צֹמְח֖וֹת אַחֲרֵיהֶֽם׃

 

Prestar atenção nestes detalhes da audição da Torá, indicando uma dica de verificar (talvez) as letras seguintes de cada palavra.

 

Esta Parashá menciona a palavra os homens - אנשים ou האנשים um total de dez vezes ao descrever os irmãos.

Se não fosse por essa consideração, a Torá os teria chamado de אחי יוסף, “irmãos de José” ou “filhos de Yaakov” a cada vez.

 

Gostaria de chamar sua atenção para 2 Nomes pelos quais José foi chamado enquanto estava no Egito.

Um é Avreich אברך e o outro é Zaphenath-Paneah צפנת פענח.

Ano passado, expliquei Zaphenath Paneah por sua Gematria de 620 e 208, respectivamente. Dei uma dica sobre o significado, mas percebi que a mensagem espiritual precisa ser mais significativa.

Joseph é a carruagem para a consciência da Sefirá Yesod.

Yesod é o canal que alcança nosso mundo físico e traz toda a energia metafísica através de si.

Existe apenas este canal para que tudo alcance o mundo físico.

Ao chamar Joseph Zaphenath Paneah, a Torá está usando o canal do código Yesod chamado Joseph para conectar The Esser Debrot (10 declarações que são corruptamente chamadas de 10 Mandamentos) (que também é uma frase de código para o projeto da criação) a Isaac ( Gematria 208), que é uma palavra de código para a alma após Mashiach.

 

Isso está nos ensinando que ainda teremos a essência do Esser Debrot mesmo depois que Mashiach vier.

 

É por isso que os sábios ensinam que a única mudança que ocorrerá quando Mashiach vier é que não estaremos mais "sob o polegar" das outras 70 nações.

 

É também por isso que muitas pessoas pensam que não haverá milagres absolutos na vinda do Mashiach, mas o curso prosseguirá de forma natural, até mesmo a Ressurreição dos Mortos.

 

A medicina moderna será capaz de trazer as pessoas de volta à vida de forma natural, não sobrenatural.

 

Em essência, este nome canaliza as leis da espiritualidade para nossas almas após Mashiach.

 

Sem este nome, não teríamos conexão entre nosso mundo de hoje e nosso mundo que os sábios chamam de mundo vindouro.

 

O nome Avreich tem 3 significados possíveis.

As 2 primeiras letras soletram Av, que significa pai ou mentor.

As 2 últimas letras soletram uma palavra em hebraico que significa suave ou terno.

 

Em aramaico, Rach significa Rei. Então os significados possíveis são 1. Mentor do Rei; 2. Pai Terno; ou

 

3) As 3 últimas letras da palavra Bet Resh Caf soletram o shoresh (raiz) para a palavra ajoelhar ou Bênção.

 

Portanto, pode significar ajoelhar-se diante do Único (Aleph tem uma Gematria de Um).

Ou: Este trará Bênçãos.

 

 

Observe que a palavra cálice – גביע  (gevia) é escrita cinco vezes no final de Miketz.

E também está escrita cinco vezes no final de Vayeshev.

E luz está escrita cinco vezes no início de Gênesis.

Benjamin recebe cinco vestes de José.

Tudo isso é uma conexão.

Chanuka é o prazo final da assinatura dos decretos de yom kipur, quando recitamos cinco tefillos, há cinco vítimas, e o Sumo Sacerdote troca de roupa cinco vezes e foi imerso no batismo cinco vezes.

José colocou o cálice, a botija de óleo, a luz oculta, a taça e o templo na porção de Benjamin.

 

Em gênesis 44:7 a palavra חָלִ֙ילָה֙ (Deus me livre, longe de mim) pode ser alterada para  חָ לִ֙ילָה֙ (A oitava noite)

  חלילה = 83 = חנכה.

 

Gênesis 41:21    כאשר בתחלה ואיקץ      1173  Como no princípio e no fim

Gênesis 41:21    כאשר בתחלה ואיקץ      1173  - Como no princípio e no fim: As parashás Bereshit (No princípio) e Miketz (no fim) tem a mesma quantidade de versículos e outros detalhes coincidentes para meditação futura. O tema em comum é chanukkah – a luz divina do Messias, cuja festa se comemora justamente na época desta parashá Miketz.

 

7. 🔠Nono versículo

Em cada parashá, o nono versículo carrega profundidade adicional além do significado simples. Nesta parashá encontramos Gn 41:9:

“⁹ Então, disse a Faraó o copeiro-chefe:

Lembro-me hoje das minhas ofensas”.

Gematria:3072

O sinal: Definimos o sinal de um versículo como o produto do seu número de palavras pelo seu número de letras. O nono versículo desta parashá possui 11 palavras e 41 letras, portanto seu sinal é 451.

 

8. 🔠Letras iniciais e finais dos versículos, gematrias e ELS

 

Os sábios de Israel interpretam a Torá por meio do valor numérico das letras hebraicas, gematrias, posicionamento de letras iniciais e finais, contagem de letras e palavras e intervalos equidistantes (ELS).

Como ensina o Rabino Moisés Cordovero: “O conhecimento dos segredos da nossa Torá é por meio da união [de letras], e das gematrias, e das permutações de letras, e das abreviações da primeira letra, e das abreviações da última letra, e das abreviações da letra do meio, e dos começos dos versículos, e dos fins dos versículos, e da omissão de letras, e da união (de) letras." (Pardes Rimonim, Portão 30:1-2).

Preciosas interpretações são encontradas nas alusões numéricas nos versículos com muita precisão, e confirmam a veracidade do texto bíblico.

Nesta parashá, observamos o seguinte:

 

As palavras do verso "as vacas de boa aparência, saudáveis... em hebraico, 'haparot yefot hamar'eh v'haberiyot'" pois as letras iniciais deste verso soletram Hei, Yud, Hei, Vav, tziruf do mês de Tevet. Pelas letras do Tetragrammaton em sequência confusa trazem decretos severos.

 

A frase “Iluminando oito dias de Hanukkah”

(Madlikim Shmona Yemei Hanukkah)

em hebraico nos dá a sigla de Messias – “Mashiach”.

 מדליקים שמונה ימים חנוכה

 

9 📜Talmud

Zecvachin 91 e seguintes.

 

10 📜Nach Yomi

 

 

11 📜 Mitzvots

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. (Salmos 19:8). Nesta parashá, não há mandamentos.

 

12 📜Mandamentos de Jesus

O principal mandamento é crer e seguir os ensinamentos de Jesus.

✝️ Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. (João 8:12).

 

 

7 ✨Salmos e orações relacionados à leitura semanal.

 

Conclusivamente, a nossa resposta ao estudo contempla uma atitude de oração, reverência, confissões e pedidos de misericórdia, tudo relacionado ao tema desta semana.

 

8 ✨ Jesus nos Códigos da Bíblia

 

Em sua vida, Cristo cumpriu 332 profecias distintas do Antigo Testamento. A probabilidade matemática dessas profecias serem cumpridas todas por um só homem é de uma em 840 trigintilhões.

Isso é 840 seguido por 96 zeros.

Por isso afirmamos que a Bíblia é cristocêntrica, Deus aponta para seu Filho, Jesus, como seu enviado dos céus para salvar a raça humana de sua total decadência espiritual.

As muitas vidas completamente transformadas por Jesus ao redor do mundo confirmam isso.

E Ele mesmo Jesus, é a Bíblia Viva, a Palavra. Nenhum outro livro impactou tanto as pessoas como a Bíblia e sua mensagem eterna.

Ela é um livro mundialmente conhecido em todas as gerações. E Jesus disse:

"São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:  Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.  Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras."   (Lucas 24:44,45)

 

Importa lembrar que, no pensamento judaico, o Mashiach ainda é esperado como um líder humano, descendente do Rei Davi (Mashiach Ben David), que trará redenção e paz.

Há também a figura do Mashiach Ben Yosef, que precede o messias davídico e sofre em nome de Israel.

Por sua vez, no pensamento cristão, o Mashiach já veio na pessoa de Yeshua o Nazareno, como líder espiritual e Salvador de toda a humanidade.

Ele veio como servo sofredor (Mashiach ben Yosef), e voltará uma segunda vez para reinar não apenas sobre Israel, mas sobre toda a terra (Mashiach ben David).

As duas figuras messiânicas serão, ao final, unificadas em Yeshua, como um líder humano e espiritual de toda a criação.

 

No sistema de buscas em intervalos de letras (ELS), adotando-se intervalos menores que 10[9], o nome Yeshua ocorre 103 vezes no Pentateuco.

Em intervalos maiores de letras (até 9999), o nome Yeshua é encontrado codificado mais de cem  mil vezes: 111459 apenas no pentateuco.

 


O Santo Nome de Yeshua ocorre 25 vezes em todo o livro de Gênesis, em pequenos intervalos.

Em Levítico 20:27 a frase "dam Yeshua" (o sangue de Yeshua) surge com um salto de 7 letras.

 

A frase "Eis o sangue de Jesus" foi encontrada pelo Pastor Yacov Rambsel em Levítico 21:10 com um salto de três letras.

 

O nome de Jesus também é encontrado em intervalos maiores no texto bíblico.

 

"Yeshua Shmi" (Yeshua é meu nome) foi encontrado com um intervalo de -20 em Isaías 53:10.

 

A frase “Jesus prevalecerá(superará) - Yeshua yahkol – aparece em intervalos de 521 letras a partir de gênesis 1:1.

 

Neste caso, yahkol é escrito ao contrário.

 

Em Levítico 17:1, o código ELS encontrou “O evento de Jesus” - ha'miqreh Yeshua em um salto de +77.

 

As letras adjacentes a Yeshua formam moreh, que significa “Mestre da Justiça"; chuva temporã. Moreh é escrito ao contrário.

Em Ezequiel 37:19, o código ELS encontra a frase “Yeshua ri'mon” - romã de Jesus, em um salto de 13. Rimon é escrito ao contrário.

A romã é a fruta que Deus ordenou a Moisés que colocasse na orla do éfode que o sumo sacerdote usava quando servia ao Senhor no Lugar Santo.

 

No Salmo 41:7-10 – “Todos os meus inimigos cochicham juntos contra mim; tramam o mal contra mim, dizendo: Uma ruína se derramou sobre ele; e aquele que se deita não se levantará mais. Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar. Mas tu, Senhor, tem misericórdia de mim e levanta-me, para que eu lhes retribua”.

No versículo em Sl 41:8, há uma frase: "Eles tramam o mal", yach'shvu rah'ah.

Observe que cada letra alternada em um salto de 2 letras, que começa com o primeiro yud significa a palavra Yeshua.

 

As letras restantes significam chavrah, que significa associação, grupo familiar ou assembleia.

O homem que traiu Yeshua era da associação do Seu grupo, pois o código mostra a frase “Yeshua chavrah” com um salto de +2.

No verso seguinte, em salmos 41:9, começando com o segundo ao último yud, contando da direita para a esquerda a cada 14 letras, soletra-se Yeshua chali, que significa “Yeshua, a joia polida”.

Em Salmo 22:14-17, apenas nestes quatro versículos há pelo menos dez profecias a respeito de Yeshua.

 

O Código em ELS localizou a frase "Um sinal de Jesus" – “ot ki Yeshua” com um salto de +26 neste salmo.

 

Em Salmos 22:1-12 o ELS  encontra a frase Yeshua Messias (ungido) Yeshua Mashiach com um salto de -45.

Em Gênesis 1:19, o ELS localiza a frase "Jesus para auxiliar” com um salto de -69.

 

Em Êxodo 3:7 o código ELS soletra Yeshua de ambas as maneiras — da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. YeshuauhseY.

 

As letras adjacentes à letra Yeshua invertida soletram "Elias" (Elias na ordem invertida) com  um salto de 120.

 

Em Deuteronômio 34:4 há uma combinação incomum que se relaciona diretamente com Yeshua e Moisés = Yeshua Moshe. As letras adjacentes à palavra Yeshua soletram Torá com um salto de +9.

Moisés representa a Torá e Elias, os profetas.

 

Em Ageu 2:18-19, começando com a 8ª palavra do verso 18, na 2ª posição, o Nome de Yeshua é encontrado a cada quatro letras.

A frase "Yeshua Sheli" (Meu Yeshua) só pode ser encontrada no Tanakh em intervalos de 100 letras em dois lugares:

 

II Reis 21:18-25 e Ageu 2:18.

Em uma busca ELS de 1 a 386, sendo 386 a gematria do nome Yeshua, esta frase hebraica de 7 letras é encontrada apenas 5 vezes.

Porém, no intervalo de +4, esta frase aparece apenas uma vez no Tanakh, em Ageu 2:18.

A letra hebraica "dalet" também é o número 4 e é simbólica da palavra "porta". O Messias é a Porta! (João 10:7-9).

Como podemos ver com esses significativos Yeshua ELS, não pode haver dúvidas quanto ao significado de sua identidade e propósito.

 

 

 

9 ✨Bibliografia e recursos para aprofundamento do estudo semanal

 

Salmos cantados:

 

Calendário hebraico

 

Porção Semanal da Torah

 

Bíblia Transliterada

 

Há um Nome (site desativado)

 

 

 

Os primeiros escritos judaicos

 

Os Escritos do Cristianismo Primitivo

 

Hebraico para Cristãos

 

Comentários Bíblicos do Sefaria

 

 

Gematrias:

 

Códigos ELS:

 

 

 
 

Posts recentes

bottom of page