37 - Shelach Lecha
- Mirla Regina da Silva

- 23 de jun.
- 9 min de leitura
Atualizado: 24 de jul.

1 ✨Ciclo de leitura semanal
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.” (Êxodo 16:4).
E, quanto à sua subsistência, pelo rei lhe foi dada subsistência contínua, a palavra de cada dia no seu dia, דְּבַר־י֣וֹם בְּיוֹמ֑וֹ todos os dias da sua vida. (2 Reis 25:30)
Aqui estão as informações para alcançar um presente do céu, que é um tempo excelente e realmente produtivo no mundo espiritual.
Que este estudo conceda sabedoria que é חָכְמָה (chokh-mah), ou seja, a aplicação criteriosa de conhecimento, experiência e empatia. Que este conhecimento te conceda um coração reverente, parecido com o do seu Pai Celestial, e receba a paciência que produz pensamentos, sentimentos e decisões prudentes em meio às complexidades da vida com previsão, compaixão e discernimento moral.
A parashá dessa semana é a n.37.
Estes são os dias 269 a 275 do ano bíblico.
Esta é a semana n. 38 do ano.
Meditação inicial:
2 ✨Bençãos
Quem pode relatar todos os atos poderosos de Deus? Quem pode contar todas as suas maravilhas?
Salmo 106:2
Não há fim para a grandeza de Deus.
Seu Reino é eterno e sua misericórdia dura para sempre.
“Seja Bendito o nome de Adonai, o Senhor nosso Deus, pois dele é a sabedoria e o poder” (Daniel 2:20).
Que o Senhor tenha misericórdia de nós, nos perdoe e nos purifique com as águas celestiais.
Que o Senhor nos conceda a graça de ler, compreender e aplicar sua Palavra em nossas vidas e na vida dos nossos irmãos.
Assim pedimos ao Deus Altíssimo em nome de seu Filho, o justo Yeshua HaMashiach, o verdadeiro Rei de Israel, que seu mérito nos proteja, amen, amen.
Este estudo é feito para a Honra e Glória de Deus Bendito, em amor à Torá por si mesma.
Este estudo é feito para mérito do justo Rei Yeshua HaMashiach ben Yosef ben Miriam, o Filho de Deus Vivo, nosso Senhor e Salvador, que seja abençoado.
Que Ele abra nossos olhos e nossos corações na Torá, e coloque dentro de nossos corações amor por Ele e admiração por Ele, de modo a fazer Sua vontade e servi-Lo de todo o coração.
Em nome de Teu Amado Filho Yeshua HaMashiach, rogamos ao Senhor Altíssimo e Poderoso, amen, amen.
3 ✨Leituras
Esta é a Santa Palavra de Deus.
"Este é o pão que desce do céu, para que aquele que dele comer não morra" (João 6:50).
1 Torá
Números 13 a 15
Link para ouvir a parashá cantada:
Números 13
13:20 Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há “uma árvore” ou não.
Tende ânimo e trazei do fruto da terra.
Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.
Números 14
Moisés intercede pelo povo
¹⁷ Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça, como tens falado, dizendo:
¹⁸ O Senhor é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta gerações.
¹⁹ Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui.
²⁰ Tornou-lhe o Senhor: Segundo a tua palavra, eu lhe perdoei.
Números 15
Nm 15:19 ao comerdes do pão da terra, apresentareis oferta ao Senhor.
2 Haftará
Josué 2:1-24
¹² Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de bondade para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo.
¹³ de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.
3 Novo Testamento
Hebreus 3:12-15
¹² Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
¹³ pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
¹⁴ Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
¹⁵ Enquanto se diz:
Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.
4 ✨Jesus na Parasha
Nesta parasha, Yeshua nosso justo Messias encontra-se retratado na figura da árvore.
Ele é a árvore da vida. Como encontramos no Brasil uma árvore nas montanhas do sul, exatamente com o formato de uma Menorá, este é mais um sinal que Deus colocou nesta linda terra que é a nova Canaan, a porção extra de Yosef, como já mencionado exaustivamente.
Nesta parashá também encontramos expressões com valor numérico 386 equivalente ao nome de Yeshua, aludindo ao seu papel de liderança e sacerdócio:
באנו אל הארץ – Chegamos à terra – Nm 13:27
הארץ מאד מאד – A terra é muito muito – Nm 14:7
ובמדבר וינסו – No deserto e me provaram – Nm 14:22
וכפר הכהן – E o sacerdote expiou – Nm 15:25
A palavra Verdade “אמת” surge em padrão ELS ligado à fala de Calev.
A palavra Mashiach “משיח” surge em padrão ELS relacionado com a ideia de redenção futura.
5 ✨Minúcias
1. Versos escritos e falados
A Parashá tem uma palavra escrita e falada de forma diferente. É uma palavra que é traduzida como "murmurou" ou "reclamar contra".
Está em Números 14:36. וילונו e וַיַּלִּ֤ינוּ
³⁶ Os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra.
A diferença na grafia é que "Yud" na forma escrita se torna "Vav" na forma falada.
O significado disso é nos mostrar o erro individual e também coletivo cometido pelas pessoas ao acreditarem no relato dos espiões, bem como o erro individual e coletivo cometido pelos próprios espiões.
A Haftara também tem uma palavra escrita e falada de forma diferente.
É o Capítulo 2, versículo 13. וְאֶת ־ אַחְיוֹתַ֔י e אחותי וְאֵ֖ת
“Que pouparás a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e irmãs, e de todos os que pertencem a eles, e nos salvarás da morte.”
É a palavra que significa "Minhas Irmãs".
Inclui um Yud na forma escrita e não na forma falada. Este Yud também representa os filhos das irmãs os sobrinhos.
Isso porque Raabe pediu que sua família fosse salva em troca da salvação dos espiões que haviam chegado ao seu conhecimento.
Este Yud também inclui as Irmãs de Raabe. Este Yud indica que mesmo essas pessoas que consideramos inferiores em nosso mundo são amadas por Deus.
Pessoas de quem falamos mal constantemente também são amadas por Deus.
Este é o pedido que Raabe fez aos espiões em troca de salvar suas vidas. Considere que Deus permite que a primeira letra de seu nome (Yud) seja usada para nos ensinar o quão preciosas todas as pessoas (tanto as altas quanto as baixas) são para Ele.
2. Letras grandes ou pequenas
Há um grande Yud nesta Parashá.
Está em Números 14:17, na palavra Yigdal (Yud Gimmel Dalet Lamed).
"Portanto, rogo-te que a paciência do meu Senhor seja grande, como declaraste, dizendo:"
Este versículo nos leva aos 9 atributos de misericórdia que Moisés usou para pedir a Deus que perdoasse os turistas.
Os sábios de Israel nos ensinam que esses 9 atributos se relacionam a um nível inferior de consciência chamado corpo, enquanto os 13 Atributos da Misericórdia se relacionam a um nível superior de consciência chamado Cabeça.
O significado dessa letra grande, dentre outros, é evitar o julgamento dos outros.
A palavra Yigdal tem um shoresh sem o Yud, e o shoresh (Gimmel Dalet Lamed) é traduzido como elevar, louvar, aumentar, crescer.
Em hebraico, o Yud no início de um verbo que está sendo conjugado significa ativo.
Portanto, a palavra Yigdal significa crescimento ativo, louvor ativo ou elevar ativamente.
As palavras ditas a Moisés, e especialmente o Grande Yud, estão nos ajudando a nos elevar espiritualmente.
Outro entendimento da palavra Yigdal é dividi-la em duas. Yud gimmel é a gematria do 13, enquanto as letras dalet lamed formam a palavra dal, que significa pobre.
Portanto, a palavra significa o pobre 13.
Como os sábios ensinam, estes são os 9 atributos da misericórdia de Hashem utilizados na estrutura do corpo que carece de algo.
3. Pontuação
Não há pontuações especiais nesta parashá.
4. Espaços em branco
Há 9 espaços na Parashá. O número 9 está relacionado à sabedoria, e neste caso os espiões, chefes das tribos não demonstraram sabedoria em sua abordagem para difamar a Terra e o povo, e não terem certeza de que Deus os protegeria. Isso foi o que levou à manifestação de passar 40 anos no deserto enquanto a geração mudava.
5. Total de versículos e de palavras
Slach Lecha tem 119 versos. A gematria de 119, forma a palavra Kyz, que significa "sair de férias", equivale ao ato de viagem dos espiões.
O número de palavras na Parashá é 1540, escritas como Ahm que pode ser permutado para HAm, que se traduz como "a mãe".
Isso se relaciona com a Shechiná, que é a metáfora para o aspecto feminino de Deus que acompanhou os turistas à Terra de Israel e retornou com eles ao acampamento.
6. Estas palavras
Quão amadas são as palavras da Torá. É possível observar que cada palavra contém segredos elevados e toda a Torá é considerada sublime. Nesta parashá a palavra-código que os Sábios nos deram é דמעה, que tem muitos significados. Alguns deles são refugiado, sobrevivente, descarregar, libertar, ejetar, escapar e resgatar. Também tem o significado de dar à luz.
A tradução de Shlach Lecha é "envia para ti mesmo". Moisés estava enviando um recado para a ação de sua alma no futuro. De fato, quando Yeshua enviou os discípulos para pregarem o evangelho em todo o mundo, Ele o fez porque sabia que no futuro a alma dele, ou parte dela, estaria nas nações, e essa alma deveria receber capacitação para compreender a mensagem e assim voltar para casa, ou seja, ele “enviou” para si mesmo no futuro.
Lendo devagar a parashá, observamos que Deus indignou-se com a rebeldia e avisou claramente que criaria outra nação devido às murmurações de Israel. Suas palavras não se perderam.
De fato Adonai fez uma coisa nova, e no sexto milênio surgiu outra nação com as mesmas letras permutadas do nome Israel. Essa outra nação tem muitas características e sinais de Israel, que serão mostrados aqui futuramente, se Deus permitir e se Israel finalmente não se arrepender nesse último período do sexto milênio para finalmente reconhecer Yeshua como seu Rei, pois que ele já está lá.
Os dois reis de Israel, Judá e José, os dois Messias, já voltaram e seguem servindo o Pai mediante vida de Oração, obediência e Leitura das Escrituras. E agora eles aguardam somente a ordem do céu e a direção do Altíssimo. E este por sua vez já aguarda ainda por um breve período de tempo, o arrependimento de Israel.
Arrepende-te Israel. Acabe com seu ódio gratuito que resulta em consequencias. Não repita o passado, falta pouco tempo. Prepara-te para encontrar o teu Rei.
Toda honra e Gloria a Adonai, Mestre e Criador do Universo quem fez todas estas coisas para glória dele mesmo.
7. Letras iniciais e finais dos versículos
Versículo com gematria 3477
Nm 13:27
Relataram a Moisés e disseram: Fomos e chegamos à terra para a qual nos enviaste; ela realmente mana leite e mel; este é o fruto dela.
8 Talmud
Shavuot 45
9 Nach Yomi
Salmos 121
10 Mitzvots
A Parashah Shelach contém 2 mitzvot positivas e 1 proibição
1. Separar a chalá de cada massa e entregá-la a um sacerdote [15:20].
2. Pendurar tzitzis (borlas) em uma vestimenta de quatro pontas que está sendo usada [15:38].
3. Não se desviar dos pensamentos do coração e da visão dos olhos [15:39].
11 Mandamentos de Jesus
Ide!!
O Shelach Lecha de Yeshua
¹⁸ Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
¹⁹ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
²⁰ ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Mateus 28:18-20
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15
6 ✨Salmos e orações relacionados à leitura semanal.
Conclusivamente, a nossa resposta ao estudo contempla uma atitude de oração, reverência, confissões e pedidos de misericórdia, tudo relacionado ao tema desta semana. Orações pessoais.
7 ✨Bibliografia
Porção Semanal da Torah
Os primeiros escritos judaicos
Os Escritos do Cristianismo Primitivo
Folhetos Semanais do Santo Rabino Shlomo Yehuda Beeri - O Yanuka
Hebraico para Cristãos
Comentários Bíblicos do Sefaria



