35 - Naso
- Mirla Regina da Silva

- 10 de jun.
- 6 min de leitura
Atualizado: 24 de jul.

1 Ciclo de leitura semanal
Aqui estão as informações para alcançar um presente do céu, que é um tempo excelente e realmente produtivo no mundo espiritual.
Que este estudo conceda sabedoria que é חָכְמָה (chokh-mah), ou seja, a aplicação criteriosa de conhecimento, experiência e empatia. Que este conhecimento te conceda um coração reverente, parecido com o do seu Pai Celestial, e receba a paciência que produz pensamentos, sentimentos e decisões prudentes em meio às complexidades da vida com previsão, compaixão e discernimento moral.
A parashá dessa semana é a n.35
Estes são os dias 255 a 261 do ano bíblico.
Esta é a semana n. 36.
2 Benção
“Seja Bendito o nome de Adonai, o Senhor nosso Deus, pois dele é a sabedoria e o poder” (Daniel 2:20). Esta é a Santa Palavra de Deus.
"Este é o pão que desce do céu, para que aquele que dele comer não morra" (João 6:50).
Que o Senhor tenha misericórdia de nós, nos perdoe, nos purifique com as águas celestiais e nos conceda a graça de ler, compreender e aplicar sua Palavra em nossas vidas e na vida dos nossos irmãos.
Assim pedimos em nome do justo Yeshua HaMashiach, que seu mérito nos proteja, amen, amen”.
3 Leituras
Números 4:21–7:89
Juízes Cap. 13
João 8:1-11
Atos 21:17-32
4 Yeshua na Parasha
A consagração do Altar
O Senhor disse a Moisés que cada príncipe apresentasse a sua oferta. consagra
A palavra hebraica para sacrifício ou oferta é "korban", ou aquilo que é trazido para perto — para ser oferecido a Deus, onde korbanu (קרבנו - seu sacrifício) em todas as ofertas dos príncipes das tribos de Israel, tem o mesmo equivalente numérico da palavra Mashiach, o ungido de Deus.
Talmud Zevachim 108b:16
O Rabino Yoḥanan disse: Qual é a razão do Rabino Shimon? Como está escrito: “Então Manoá tomou o cabrito com a oferta de cereais e o ofereceu sobre a rocha ao Senhor” (Juízes 13:19 ). Evidentemente, até mesmo colocar uma oferta sobre uma rocha é considerado um ato de oferenda.
A mulher grávida
A Haftará aborda a notícia do nascimento de um filho consagrado a Deus em condições milagrosas, a partir de uma mulher estéril que estava sentada em um campo. O Anjo do Senhor ordena que a própria mulher se guarde protegida em condições especiais de alimentação e pureza. Assim também, o seu filho que há de nascer começará a livrar Israel do poder de seus inimigos. Aqui está a conexão do milagre desta haftará com as regras do nazireu consagrado a Deus, na parashá Naso. Mas há também outra conexão, pois o marido dela chama-se Manoah, um nome correlacionado a Noah, o justo que encontrou graça aos olhos de Deus e foi salvo do dilúvio, tornando clara a mensagem divina da redenção destacada na parasha.
5 Minúcias
1. Versos escritos e falados
Não há palavras faladas e escritas de forma diferente nem na Parashá nem na Haftara.
2. Letras grandes ou pequenas
Não há letras diferentes nem na Parashá nem na Haftara.
3. Pontuação
Não há palavras pontuadas de forma diferente nem na Parashá nem na Haftara.
4. Espaços em branco
Há 30 espaços nesta Parashá. (**A averiguar).
30 é representado em hebraico pela letra Lamed, que também significa professor.
Isso é uma indicação de que esta Parashá nos ensina o nível mais elevado de consciência: o controle do nosso mundo físico. Isso se consegue aprendendo a invocar HaShem corretamente, coração puro e mente focada. Aproximar-se de HaShem é um estado de consciência. Ser um Sotah é um estado de consciência. Ser um Nazir é um estado de consciência. Ouvir a Bênção Sacerdotal é um estado de consciência.
Na Haftará são 24 versículos e 2 espaços. Isso revela a luz direta e a luz de retorno, tanto no número de versículos quanto no de espaços.
5. Total de versículos e de palavras
Há 176 - קעו versos na Porção de Naso.
Esta é a maior Porção da Torá. As palavras-código dos Sábios são עמוס e עמינדב. A primeira palavra significa "carregado, lotado ou sobrecarregado". A segunda é Aminadab o nome do Chefe da Tribo de Yehudah, famoso por sua certeza no Yam Suf.
Podemos entender ambas as palavras-código, que vêm desta Parashá, como portadoras de muitos níveis de informação espiritual, além de compreender a relação com a certeza que torna nossa conexão mais eficaz com essas leis espirituais.
176 é קעו. Esta palavra pode ser traduzida como "Seu deslocamento". Isso pode ser compreendido pela duplicação de versículos pelos Chefes das Tribos. Cada Tribo faz a mesma doação ao Mishkan. Cada Tribo recebe 6 versículos.
72 versos dessa Parasha são considerados duplicatas, ensinando-nos sobre as leis da consciência. Os 72 versículos deveriam ter sido apenas 6 versículos, totalizando 110 versículos (176-72 + 6 = 110).
No entanto, é realmente importante entender a mensagem do Midrash que ensina que esses versículos não são duplicados porque a consciência de cada Líder da Tribo era diferente da dos outros, embora a oferenda física fosse a mesma.
Há 2264 palavras ברסד na Parashá. Isso pode ser traduzido como "Segredo para um filho".
Este é o resultado de uma Sotah – uma suspeita de adultério que passa pelo ritual da Sotah é não é declarada adúltera. Ela e seu marido recebem a promessa de Deus de que terão um filho. Daí a conexão com o número de palavras na Parashá.
6. Estas palavras
Naso significa "tomar". Geralmente é traduzido neste versículo como "contar", mas isso não está correto. O versículo, na verdade, diz "Tome as Cabeças dos Filhos de Gérson". A Parashá contém a Bênção do Sacerdote.
É preciso um grau muito alto de certeza mental para se submeter ao voto de um nazir, bem como ao ritual da Sotah, que corre o risco de uma morte horrível.
Parte do treinamento de um sacerdote é ter esse tipo de certeza em sua consciência, especialmente ao recitar a Bênção.
Os chefes tribais tinham esse grau de certeza mental quando trouxeram sua oferta em cada um dos primeiros 12 dias do mês de Nissan.
E essa certeza mental era como se a trouxessem no primeiro dia do mês.
7. Letras iniciais e finais dos versículos
Resgate dos textos (MH) da parashá anterior relacionados ao texto em estudo:
Números 3:23
As famílias dos gersonitas deveriam acampar-se atrás do tabernáculo em direção ao oeste;
Números 3:29
As famílias dos filhos de Coate deveriam acampar-se ao lado do tabernáculo, ao sul;
8 Talmud
Shavuot 31
9 Mitzvots
A Parashah Naso contém 7 mitzvot positivas e 11 proibições
1. Enviar uma pessoa ritualmente impura para fora do acampamento da Presença Divina 5:2.
2. Uma pessoa ritualmente impura não deve entrar no Templo 5:3.
3. Confessar um pecado 5:6.
4. Observar as leis de uma sotah 5:12.
5. Não colocar óleo na oferta de sotah 5:15.
6. Não colocar incenso na oferta de sotah 5:15.
7. Um nazireu não deve beber vinho ou qualquer bebida forte derivada de uvas 6:3.
8. Um nazireu não deve comer uvas frescas [6.3].
9. Um nazireu não deve comer passas [6.3].
10. Um nazireu não deve comer sementes de uva [6:4].
11. Um nazireu não deve comer cascas de uva [6:4].
12. Um nazireu não deve raspar o cabelo [6:5].
13. Permitir que o cabelo de um nazireu cresça [6:5].
14. Um nazireu não deve entrar na tenda de uma pessoa morta [6:6].
15. Um nazireu não deve tornar-se ritualmente impuro através de um cadáver ou de qualquer outra fonte de impureza ritual [6:7].
16. Raspar o cabelo de um nazireu e trazer suas oferendas (quando ele completar seu voto de nazireu, ou se ele se tornar ritualmente impuro) [6:13].
17. Fazer a Bênção Sacerdotal [6:23].
18. Carregar a Arca Sagrada nos ombros [7:9].
6 Salmos e orações relacionados à leitura semanal.
Conclusivamente, a nossa resposta ao estudo contempla uma atitude de oração, reverência, confissões e pedidos de misericórdia, tudo relacionado ao tema desta semana. Como está escrito, "então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração". Jr 29:12-13
Momento de confissão e arrependimento por não cumprir corretamente os mandamentos, por não se comportar adequadamente nesses momentos e nos locais sagrados, por orientação de nosso professor.



