top of page

Aqui estão algumas informações e orações coletadas na internet, da  sabedoria judaica para alcançar um mês excelente e realmente produtivo e alinhado ao calendário divino.

Na cultura do oriente médio, o que chamamos de novo mês é chamado de Lua Nova, pois ela marca do início dos meses bíblicos. Com essa compreensão você pode começar o estudo de cada mês. Toda vez que encontrar a expressão lua nova, refere-se ao início de cada mês, em hebraico "rosh chodesh".

Que este estudo conceda sabedoria e aplicação criteriosa de conhecimento, experiência e empatia, permitindo a paciência que produz um espírito reto, bons pensamentos, sentimentos e decisões prudentes em meio às complexidades da vida com previsão, compaixão e discernimento moral. E amor incondicional.

O propósito de todo esse conteúdo é incentivar o desenvolvimento do conhecimento e da sabedoria, e o sentido de cada mês, para tentar desenvolver na alma a busca pelo seu aperfeiçoamento individual e comunitário. 

O que fazer 

'Se você aprendeu muita Torá, não reivindique crédito especial para si mesmo, já que para isso você foi criado'." (Avot 2:8)

​A primeira coisa é ter uma vida de retidão diante do Senhor.

Desenvolva o hábito da oração e afaste-se do pecado.

Em Levítico 23:2 está a ordem do que devemos fazer: proclamar. 

Em hebraico diz:  תקראו אתם מקראי 

Segundo o Tur Aaroch, a expressão מקראי קודש, em Lev 23:2 é “uma convocação sagrada”.

De acordo com Nachmanides, o significado exato desta expressão é que todo o povo se reunirá naquele dia em preparação para a realização de uma tarefa sagrada. 
Nesses dias, é um mandamento para o povo se reunir dentro ou perto da Casa de D'us de acordo com os regulamentos que regem a pureza ritual. 
Orações públicas seriam recitadas, canções de louvor a Hashem seriam cantadas, etc.

O povo honraria tais dias com roupas limpas e apropriadas para a ocasião.

Eles também observariam a segunda parte do dia como um dia de banquete, comendo e bebendo bem em honra a D'us. 
Onkelos vê a origem da palavra Mikrai מקראי como relacionada a um acontecimento, em vez de "seguir um chamado". 
Ele cita אשר יקרא אתכם באחרית הימים, “o que acontecerá com você no fim dos dias” (Gênesis 49:1) como outro exemplo da palavra מקרא ou יקרא com este significado. Em outras palavras, “sempre que tal dia ou data ocorrer, faça questão de tratá-lo como um dia sagrado”. 

 

Este dia ou estes dias devem ser tratados como algo especial, um fato que se reflete no comportamento, limpeza, vestimenta distinta e alimentação de qualidade superior.  

1.    Prepare-se, reserve um tempo para celebrar esses momentos espirituais com batismo, ritos sagrados especiais, mas também com banquetes especiais e alegria física, como está escrito na Torá, "e você se regozijará em seus direitos sazonais de ser feliz". As ações que você fizer neste dia de Nissan afetarão positiva ou negativamente todo o mês correspondente neste ano.

​​​

2.    Ore a Deus. “Você viu um homem diligente em seu trabalho (de oração)? Ele estará diante dos reis, ele não estará diante das trevas” (Provérbios 22:29).

​​​

3.    Estude.  Uma sugestão, de acordo com os ensinamentos do Rabino Arizal (Rabbi Isaac Luria, que ele seja para sempre uma luz para o mundo), é que deve-se seguir os passos abaixo, isto é, estudar e aprender sobre os seguintes temas.

1)       A permutação dos Santos nomes de Deus associados ao mês;

2)    A correlação dos itens do Sefer Yetzirah: As letras que criaram o mês, a constelação associada à Tribo e o trecho da oração Ana Becoach associado à Sefirá.

3)    Os Versículos da Torá que descrevem a oferenda inicial do príncipe da Tribo deste mês ao Tabernáculo do Senhor. Quanto maior a consciência por trás da doação de cada um dos artigos da oferta descrita pelos versículos da Torá, mais forte será a conexão com as ferramentas que darão à pessoa o controle sobre o mês do ano que está sendo desenvolvido, sobre Rosh Chodesh, que é o controle sobre o mês em estudo.
4)     Os traços de caráter descritos pelo nome do príncipe  daquela tribo, bem como os traços de caráter descritos pela permutação do nome da Tribo;
5)    Sua correção pessoal: abra mão da noção de que vitórias profissionais, importância social e sua própria reputação são as chaves para sua felicidade. A sabedoria espiritual nos diz que tudo isso são ilusões.

​​​

É melhor recitar as orações e ler essas informações durante as primeiras horas da manhã, pois a manhã contém a energia da Misericórdia. Mas pode ser lida durante o dia.

Sua oferta no altar do Senhor

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1

“Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios”. (Oseias 14:2)

Leia  10 salmos de arrependimento e retificação.

Salmos de Retificação

79, 80, 137, 25, 51, 90, 89, 98, 107, 96

Oração

Ore em nome de Jesus Cristo o Justo e Amado Filho de Deus que o ajudará a se purificar em antecipação ao novo mês.

​​

“Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes”.

​​Até sobre os pecados mais graves aceite nossa confissão e arrependimento.

Perdoa-nos como o Senhor perdoou a Kayin (assassinato), David (adultério) e Manassés (idolatria) e qualquer espécie de furto ou roubo, ou dano aos outros.​​

Êxodo 40:32 -  quando chegassem à Tenda do Encontro e se aproximassem do altar eles se lavariam, exatamente como o Senhor havia ordenado a Moisés.

A santidade da Ceia

Esta é uma data especial. Prepare uma refeição festiva e alegre e com gratidão, com as portas abertas ao seu próximo.

Organize uma linda mesa, com as bençãos do pão e vinho.

Após a ceia, faça a gratidão pelo alimento.

Shofar

“Toque um Shofar na lua nova (no novo mês), em nosso dia de festa” (Salmos 81:4).

Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, também tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. (Números 10:10)

“E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. (Isaías 66:23).

“Não se aparte da tua boca este livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8

E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17

Com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação! Jonas 2:9

Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios. Salmos 50:5

Quando oferecerdes sacrifício de louvores ao Senhor, fá-lo-eis para que sejais aceitos.  Levítico 22:29

Pois “O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento.”  Provérbios 15:8

Escute o shofar.

Oração

Nesta noite (ou neste dia) nos reunimos para proclamar e abençoar e santificar o novo mês, em obediência aos mandamentos do Senhor em Números 28:11.

Esta noite é também um ato de memória em nome do Senhor Nosso Deus Adonai Elohim e de seu sagrado Filho nosso justo Yeshua HaMashiach por meio de quem, Deus proveu para nós a libertação de nossa alma da escravidão do pecado para nos tornar Seu bem precioso e sua propriedade peculiar. 

Também cumprimos o mandamento de nos lembrarmos da libertação do povo de Israel do Egito.

Sobre isso está escrito em Ezequiel 46:1

“Assim disse o Senhor Adonai Elohim, o portão do pátio interno que dá para o leste deve ser fechado durante os seis dias de trabalho, mas no Shabat, ele deve ser aberto e no dia da Lua Nova será aberto.”

 

O portão do leste é aberto no dia de Shabat e em Rosh Chodesh, para nutrir o mundo com santidade. Neste dia a Rosa superna se abre para receber a doce fragrância, para dar como herança as almas e deleitar os santos filhos. Neste dia está conectada a alma dos justos em um cheiro que é a doce fragrância do Jardim do Éden no mundo.

Neste dia invocamos perante nosso Deus o Nome do Justo Yeshua, o Filho de Deus, nosso Sumo Sacerdote, pois ele está mais próximo de HaShem do que nós e nos ajuda na nossa purificação.

“E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. Isaías 66:23.

Que nossas preces possam ser aceitas no céu e que o Senhor nos abençoe neste novo mês.

Oração Musaf (adicional às demais orações deste dia)

Tu deste ao teu povo as primícias da lua nova, um tempo de expiação por toda a sua descendência, quando eles oferecem diante de ti ofertas voluntárias e o bode do pecado para fazer expiação por eles para sempre. Eles serão um memorial para todos eles e a salvação de suas almas das mãos do inimigo.

 

Um novo altar será preparado em Sião, e o holocausto das primícias será oferecido sobre ele, e as ofertas dos bodes serão feitos voluntariamente.

E no serviço da casa santa todos nós nos alegramos.

E nos cânticos de Davi, teu servo, que se ouvem na tua cidade, que são entoados diante do teu altar, o amor do mundo virá a eles, e a aliança dos pais com os filhos será lembrada.

E te levaremos a Sião, tua cidade gloriosa, e a Jerusalém, tua santa casa, com alegria perpétua. E ali ofereceremos diante de ti os sacrifícios de nossos deveres, continuamente segundo a ordem e acrescentados conforme a tua ordem. E as ofertas adicionais no primeiro dia deste novo mês. Faremos e ofereceremos diante de ti com amor, segundo o mandamento da tua vontade.

Como nos escreveste na tua lei, por intermédio de Moisés, teu servo, da boca da tua glória.  Como antes disseste: (ler ofertas da lua nova em Números) 

Leitura Bíblica

A porção da Torá lida na Lua Nova consiste em três curtos parágrafos consecutivos (Números 28:1–8, 9–10, 11–15).

Este é o holocausto da lua nova de cada mês, por todos os meses do ano. (Números 28:14)

Como está escrito em Números 28:11-15

¹¹Nos princípios dos vossos meses, oferecereis, em holocausto ao Senhor, dois novilhos e um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito,

¹² e três décimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, para um novilho;

duas décimas de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, para um carneiro;

¹³ e uma décima de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, para um cordeiro; é holocausto de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor.

¹⁴ As suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, por todos os meses do ano.

¹⁵ Também se trará um bode como oferta pelo pecado, ao Senhor, além do holocausto contínuo, com a sua libação.

Ezequiel 46:6

6 Mas no dia da lua nova será um bezerro sem mancha, e seis cordeiros e um carneiro; eles serão sem mancha.

Jesus é o Centro

​​​

Portanto esta celebração de renovação do tempo, neste novo mês  centraliza-se na Pessoa e na obra do Rei de Israel, o justo Yeshua HaMashiach, o Filho de Deus, pois todos os feriados apontam para ele.

É apropriado proclamar o reconhecimento de Sua glória e presença, com uma bênção que O reconhece como a Fonte de toda luz e verdade para as nossas vidas. Agradecemos agora pelo calendário divino que Ele revelou nas Escrituras:

​​​

Barukh attah Adonai, Elohei'nu me'lekh ha-olam, asher natan la'nu chaggim, chukkot, u'mo'adim le-simchah, likhvod Yeshu'a ha-mashi'ach Adonei'nu, ohr ha-olam.

​​

"Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que nos deu feriados, costumes e épocas de felicidade, para a glória de nosso Senhor Yeshua, o Justo Messias, a Luz do mundo, que seu Santo Nome seja bendito todos os dias em todas as nações."​

​​​

Orações e meditações

Dedicação do mês

Bendito e Abençoado é o Senhor Nosso Deus, Adonai Elohim, Deus, Soberano do universo, fonte de todas as bênçãos, que traz santidade às nossas vidas com o mandamento de santificar o mês.

Oração judaica de dedicação:

“Em nome de Yeshua HaMashiach e sua noiva a igreja santa,

pelo bem da unificação do Santo, abençoado é Ele e Sua Divina Presença, a Shekinah, em reverência e em amor, em amor e em admiração,

para unir as letras Yud e Hei (Abba e Imma) com as letras Vav e Hei (Zeir Anpin e Nukva) em uma unidade perfeita, em nome de minha casa, da minha nação, e em Nome de todo Israel e de todos que temem o Nome do Senhor, venho por meio destas palavras e desta intenção de alma, cumprir o mandamento de estudo da Torá e santificação do mês, a fim de alegrar e dar prazer ao nosso Criador e cumprir o desejo do nosso Criador. 

E que a bondade de Hashem, Nosso Deus, esteja sobre nós e que Ele estabeleça o trabalho de nossas mãos para nós. (Salmos 90:17)
“Bendito sejas tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou estudar a Tua Santa Palavra dia e noite.”

O maná

"Pão" é a metáfora geral para comida e sustento material. 
Os Sábios afirmam que há três coisas na vida que dependem de mazal : filhos, saúde e longevidade, e sustento. ( Moed Katan 28a) 
A palavra para "sal", " melach ", é uma permutação da palavra para "pão", " lechem ". Seu valor numérico é, portanto, também 78.
A união desses dois mazal atrai sustento.
Neste dia de conexão com as tribos de Israel, é bom ler ou escanear a porção do maná dada no deserto. 
Isso representa uma conexão com o sustento e melhores resultados para o período. 

​​​

Oração Inicial:
Que seja a sua vontade, Senhor, Nosso Deus e Deus de nossos antepassados, que o Senhor proveja o sustento para todo o seu povo, a casa de Israel, o meu sustento e o sustento da minha família e da minha casa, com facilidade, e não com dor, com honra e não com desgraça, de uma forma permitida e não de uma forma proibida. 
Assim, seremos capazes de cumprir o teu serviço e estudar a Tua Palavra, assim como o Senhor nutriu nossos antepassados com o maná no deserto, numa terra árida e desolada.

 

Leitura da Palavra: Êxodo 16:4-36
 

Oração Final:
O Senhor é o nosso Deus.
O Senhor sozinho criou os céus, os céus dos céus, a terra e tudo que nela há, os mares e tudo que neles há, e o Senhor deu vida a tudo que neles há. 
É o Senhor que realizou milagres e maravilhas para os nossos antepassados. Também no deserto o Senhor fez chover para eles comida dos céus, e da pedra da rocha, o Senhor trouxe diante deles a água, e também o Senhor proveu para todos eles suas necessidades, e suas roupas não se desgastaram sobre eles. 
Assim, na sua misericórdia que é abundante, e na sua bondade, que é poderosa, rogamos que venha nos nutrir, nos sustentar, nos prover suporte, e suprir todas as nossas necessidades e as necessidades do teu povo, a casa de Israel, que são abundantes, de plenitude, sem trabalho penoso ou grande labuta, vindo de tuas mãos puras, e não vindo das mãos de carne e sangue (humanas).
Que seja a Tua vontade, Senhor meu Deus e Deus de meus pais, que o Senhor prepare para mim e para todos da minha casa, tudo que nós precisamos para cada dia de nossas vidas, o suficiente para nossas necessidades, e para cada hora e todas as horas, o suprimento suficiente, e para cada osso de nossos ossos, a nutrição suficiente de acordo com a tua Mão que é benevolente e generosa, e não de acordo com a escassez de nossas ações ou com a nossa bondade limitada ou a escassez do pagamento que merecemos.
Que a minha nutrição, e a nutrição dos membros da minha casa, da minha descendência e dos filhos da minha descendência, sejam comprometidas e dependentes da Tua mão e não da carne e do sangue.
Quando eu estiver em viagem na terra santa de Israel, peço que o Senhor me dê toda a provisão, proteção e segurança que for necessária para minha estadia no lugar que o Senhor preferiu para a sua Morada. Em nome de Jesus. Amém e Amém.

 

Yaaleh V'yavo

“Nosso Deus e Deus de nossos pais, que o Senhor venha, e nos alcance, e nos veja, e nos ouça, e nos comande, e lembre-se de nossa memória e de nossas orações, e da memória de nossos ancestrais, e manifeste poderosamente a presença do Senhor Jesus, Yeshua Ha Mashiach, o filho de Davi, teu servo, em toda a terra e lembra-te de Jerusalém, tua cidade santa, e lembra-te de todo o teu povo, a casa de Israel, diante de ti, que és a fonte de todas as bênçãos, para derramar sobre eles o bem, a graça, a misericórdia e trazer águas vivas e paz neste dia de hoje. 
Lembremo-nos de Jeová, nosso Deus, Adonai ELohim, o Criador dos céus e da terra, bendizemos seu santo Nome hoje e para todo o sempre, vivamos nele, seguindo o seu caminho. E nas palavras de salvação e de misericórdia, que o Senhor Adonai Elohim tenha misericórdia e tenha compaixão e tenha pena de nós e salve-nos, porque nossos olhos estão postos no Senhor, que Deus é misericordioso, e que o Senhor tenha piedade de nós”.

 

Kadish
“Exaltado e santificado seja Seu grande Nome. Amen
No Universo que Ele criou de acordo com a Sua vontade. Que Ele estabeleça Seu reino, faça brotar Sua salvação e realize a chegada de Seu Mashiach (amen) em nossas vidas e em nossos dias e nas vidas de toda a Casa de Israel e dos que temem o Seu Nome, pronta e rapidamente neste tempo, Amen.
Que Seu nome seja grande, que Ele possa ser pronunciado no Universo inteiro. 
Que Seu grande Nome seja abençoado no céu e na terra, hoje e para todo o sempre. 
Abençoado, louvado, glorificado, exaltado, sublimado, honrado, elevado e louvado seja o Nome do Santo, bendito é Ele (amen), acima de todas as bênçãos, canções, louvores e consolações, que podem ser proferidos no Universo, Amen.
Sobre Israel, sobre nossos mestres, sobre seus discípulos, sobre os discípulos de seus discípulos, sobre todos os que te temem, os que se dedicam ao estudo da Santa Torá, neste lugar e em todos os outros lugares, sobre nós e sobre eles seja a sua graça, favor, bondade e misericórdia, e sejam providos pelo Dono do Céu e da Terra, Amen.
Que haja muita paz emanando do Céu, vida, fartura, redenção, consolação, libertação, cura, perdão, expiação, consolo, alegria e salvação para nós e para todo o Seu povo de Israel, amen.
Aquele que estabelece a paz em Suas Alturas Celestiais, que Ele, em Sua misericórdia, estabeleça a paz sobre nós que tememos o teu Nome e sobre todo o Seu povo Israel, Amen.

 

Hallel​

Salmos de Hallel

Abri-me as portas da justiça, pois desejo entrar para dar graças ao SENHOR. Salmos 118:19

Oferecer-te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom. Salmos 54:6

No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor. (Salmos 27:6b)

Aceita, SENHOR, as ofertas de louvor de minha boca e ensina-me os teus juízos. Salmos 119:108

Em cânticos, então, louvarei o Nome do Eterno, e em meus agradecimentos exaltarei a ti Senhor! Salmos 69:30,31

Eu te oferecerei um sacrifício de ação de graças, invocando o Nome do SENHOR. Salmos 116:17-19

Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e pelas maravilhas que realiza em favor de todo ser humano!

Salmos 113 a 118

Salmo 113

O Senhor, o maior e mais digno objeto de louvor

1 Aleluia! Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor.

2 Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre.

3 Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor.

4 Excelso é o Senhor, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus.

5 Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas,

6 que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?

7 Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,

8 para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.

9 Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!

 

Salmo 114

#  As maravilhas do êxodo

¹ Quando saiu Israel do Egito,

  e a casa de Jacó, do meio de um povo de língua estranha,

² Judá se tornou o seu santuário,

  e Israel, o seu domínio.

³ O mar viu isso e fugiu;

  o Jordão tornou atrás.

⁴ Os montes saltaram como carneiros,

  e as colinas, como cordeiros do rebanho.

⁵ Que tens, ó mar, que assim foges?

  E tu, Jordão, para tornares atrás?

⁶ Montes, por que saltais como carneiros?

  E vós, colinas, como cordeiros do rebanho?

⁷ Estremece, ó terra, na presença do Senhor,

  na presença do Deus de Jacó,

⁸ o qual converteu a rocha em lençol de água

  e o seixo, em manancial.

 

Salmo 115

#  Honras somente a Deus

¹ Não a nós, Senhor, não a nós,

  mas ao teu nome dá glória,

  por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.

² Por que diriam as nações:

  Onde está o Deus deles?

³ No céu está o nosso Deus

  e tudo faz como lhe agrada.

⁴ Prata e ouro são os ídolos deles,

  obra das mãos de homens.

⁵ Têm boca e não falam;

  têm olhos e não veem;

⁶ têm ouvidos e não ouvem;

  têm nariz e não cheiram.

⁷ Suas mãos não apalpam;

  seus pés não andam;

  som nenhum lhes sai da garganta.

⁸ Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem

  e quantos neles confiam.

⁹ Israel confia no Senhor;

  ele é o seu amparo e o seu escudo.

¹⁰ A casa de Arão confia no Senhor;

  ele é o seu amparo e o seu escudo.

¹¹ Confiam no Senhor os que temem o Senhor;

  ele é o seu amparo e o seu escudo.

¹² De nós se tem lembrado o Senhor; ele nos abençoará;

  abençoará a casa de Israel,

  abençoará a casa de Arão.

¹³ Ele abençoa os que temem o Senhor,

  tanto pequenos como grandes.

¹⁴ O Senhor vos aumente bênçãos mais e mais,

  sobre vós e sobre vossos filhos.

¹⁵ Sede benditos do Senhor,

  que fez os céus e a terra.

¹⁶ Os céus são os céus do Senhor,

  mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

¹⁷ Os mortos não louvam o Senhor,

  nem os que descem à região do silêncio.

¹⁸ Nós, porém, bendiremos o Senhor,

  desde agora e para sempre.

  Aleluia!

 

Salmo 116

#  Salmo de ações de graças

¹ Amo o Senhor, porque ele ouve

  a minha voz e as minhas súplicas.

² Porque inclinou para mim os seus ouvidos,

  invocá-lo-ei enquanto eu viver.

³ Laços de morte me cercaram,

  e angústias do inferno se apoderaram de mim;

  caí em tribulação e tristeza.

⁴ Então, invoquei o nome do Senhor:

  ó Senhor, livra-me a alma.

⁵ Compassivo e justo é o Senhor;

  o nosso Deus é misericordioso.

⁶ O Senhor vela pelos simples;

  achava-me prostrado, e ele me salvou.

⁷ Volta, minha alma, ao teu sossego,

  pois o Senhor tem sido generoso para contigo.

⁸ Pois livraste da morte a minha alma,

  das lágrimas, os meus olhos,

  da queda, os meus pés.

⁹ Andarei na presença do Senhor,

  na terra dos viventes.

¹⁰ Eu cria, ainda que disse:

  estive sobremodo aflito.

¹¹ Eu disse na minha perturbação:

  todo homem é mentiroso.

¹² Que darei ao Senhor

  por todos os seus benefícios para comigo?

¹³ Tomarei o cálice da salvação

  e invocarei o nome do Senhor.

¹⁴ Cumprirei os meus votos ao Senhor,

  na presença de todo o seu povo.

¹⁵ Preciosa é aos olhos do Senhor

  a morte dos seus santos.

¹⁶ Senhor, deveras sou teu servo,

  teu servo, filho da tua serva;

  quebraste as minhas cadeias.

¹⁷ Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças

  e invocarei o nome do Senhor.

¹⁸ Cumprirei os meus votos ao Senhor,

  na presença de todo o seu povo,

¹⁹ nos átrios da Casa do Senhor,

  no meio de ti, ó Jerusalém.

  Aleluia!

Salmo 117

#  Todos os povos devem louvar ao Senhor

¹ Louvai ao Senhor, vós todos os gentios,

  louvai-o, todos os povos.

² Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco,

  e a fidelidade do Senhor subsiste para sempre.

  Aleluia!

 

Salmo 118

#  A alegria dos justos pelo Salvador

¹ Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom,

  porque a sua misericórdia dura para sempre.

² Diga, pois, Israel:

  Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

³ Diga, pois, a casa de Arão:

  Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

⁴ Digam, pois, os que temem ao Senhor:

  Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

⁵ Em meio à tribulação, invoquei o Senhor,

  e o Senhor me ouviu e me deu folga.

⁶ O Senhor está comigo; não temerei.

  Que me poderá fazer o homem?

⁷ O Senhor está comigo entre os que me ajudam;

  por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam.

⁸ Melhor é buscar refúgio no Senhor

  do que confiar no homem.

⁹ Melhor é buscar refúgio no Senhor

  do que confiar em príncipes.

¹⁰ Todas as nações me cercaram,

  mas em nome do Senhor as destruí.

¹¹ Cercaram-me, cercaram-me de todos os lados;

  mas em nome do Senhor as destruí.

¹² Como abelhas me cercaram,

  porém como fogo em espinhos foram queimadas;

  em nome do Senhor as destruí.

¹³ Empurraram-me violentamente para me fazer cair,

  porém o Senhor me amparou.

¹⁴ O Senhor é a minha força e o meu cântico,

  porque ele me salvou.

¹⁵ Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação;

  a destra do Senhor faz proezas.

¹⁶ A destra do Senhor se eleva,

  a destra do Senhor faz proezas.

¹⁷ Não morrerei; antes, viverei

  e contarei as obras do Senhor.

¹⁸ O Senhor me castigou severamente,

  mas não me entregou à morte.

¹⁹ Abri-me as portas da justiça;

  entrarei por elas e renderei graças ao Senhor.

²⁰ Esta é a porta do Senhor;

  por ela entrarão os justos.

²¹ Render-te-ei graças porque me acudiste

  e foste a minha salvação.

²² A pedra que os construtores rejeitaram,

  essa veio a ser a principal pedra, angular;

²³ isto procede do Senhor

  e é maravilhoso aos nossos olhos.

²⁴ Este é o dia que o Senhor fez;

  regozijemo-nos e alegremo-nos nele.

²⁵ Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos;

  oh! Senhor, concede-nos prosperidade!

²⁶ Bendito o que vem em nome do Senhor.

  A vós outros da Casa do Senhor, nós vos abençoamos.

²⁷ O Senhor é Deus, ele é a nossa luz;

  adornai a festa com ramos até às pontas do altar.

²⁸ Tu és o meu Deus, render-te-ei graças;

  tu és o meu Deus, quero exaltar-te.

²⁹ Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom,

  porque a sua misericórdia dura para sempre.

 

Salmo 103

#  A misericórdia de Deus

#  Salmo de Davi

¹ Bendize, ó minha alma, ao Senhor,

  e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.

² Bendize, ó minha alma, ao Senhor,

  e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

³ Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades;

  quem sara todas as tuas enfermidades;

⁴ quem da cova redime a tua vida

  e te coroa de graça e misericórdia;

⁵ quem farta de bens a tua velhice,

  de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

⁶ O Senhor faz justiça

  e julga a todos os oprimidos.

⁷ Manifestou os seus caminhos a Moisés

  e os seus feitos aos filhos de Israel.

⁸ O Senhor é misericordioso e compassivo;

  longânimo e assaz benigno.

⁹ Não repreende perpetuamente,

  nem conserva para sempre a sua ira.

¹⁰ Não nos trata segundo os nossos pecados,

  nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.

¹¹ Pois quanto o céu se alteia acima da terra,

  assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.

¹² Quanto dista o Oriente do Ocidente,

  assim afasta de nós as nossas transgressões.

¹³ Como um pai se compadece de seus filhos,

  assim o Senhor se compadece dos que o temem.

¹⁴ Pois ele conhece a nossa estrutura

  e sabe que somos pó.

¹⁵ Quanto ao homem, os seus dias são como a relva;

  como a flor do campo, assim ele floresce;

¹⁶ pois, soprando nela o vento, desaparece;

  e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.

¹⁷ Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade,

  sobre os que o temem,

  e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos,

¹⁸ para com os que guardam a sua aliança

  e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem.

¹⁹ Nos céus, estabeleceu o Senhor o seu trono,

  e o seu reino domina sobre tudo.

²⁰ Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos,

  valorosos em poder, que executais as suas ordens

  e lhe obedeceis à palavra.

²¹ Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos,

  vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.

²² Bendizei ao Senhor, vós, todas as suas obras,

  em todos os lugares do seu domínio.

  Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

 

Salmos 150

¹ Aleluia!

  Louvai a Deus no seu santuário;

  louvai-o no firmamento, obra do seu poder.

² Louvai-o pelos seus poderosos feitos;

  louvai-o consoante a sua muita grandeza.

³ Louvai-o ao som da trombeta;

  louvai-o com saltério e com harpa.

⁴ Louvai-o com adufes e danças;

  louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.

⁵ Louvai-o com címbalos sonoros;

  louvai-o com címbalos retumbantes.

⁶ Todo ser que respira louve ao Senhor.

  Aleluia!

Salmo 148:1-6

1 Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.

2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.

3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.

4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.

5 Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.

6 E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.

[1] De onde aprendemos o costume de recitar os salmos de Halel em Rosh Chodesh (início do mês)? Aprendemos do último capítulo (150) dos Salmos, quando o verbo Halelú (louvem) aparece doze vezes, paralelo aos doze inícios dos meses do ano.

Benção do Tempo

Bendito sejas Senhor Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que com Teu comando faz nascer o sol e descer a tarde.

Com a Tua Sabedoria abres as portas do céu, com a Tua Providência as estações se sucedem.

O Senhor estabelece a harmonia celestial, de acordo com a Sua vontade. Por Teu comando, a noite sucede ao dia e a luz dissipa as trevas. O dia se extingue, a noite desce sobre a Tua Criação.

Porque o Senhor, governas a natureza e reinarás eternamente sobre nós.

Bendito e abençoado és Adonai nosso Deus, Criador do tempo.

Bendito sejas Tu, Deus, nosso Senhor, Rei do universo, que criou os céus com a Sua palavra e todos os seus exércitos com o sopro da Sua boca.

Ele lhes concedeu uma lei e um cronograma fixos para que não alterassem suas tarefas.

Eles se regozijam e ficam felizes em cumprir a vontade do seu Criador.

Eles são servos fiéis cujo trabalho é justo.

E Ele instruiu a lua a se renovar como uma coroa de glória para aqueles que são nascidos por Ele desde o ventre, que estão destinados a serem igualmente renovados e a glorificar seu Criador pelo nome da glória de Seu reino e por todos Ele criou.

 

Bendito és Senhor Adonai, Nosso Deus, que renova os meses.

Bendito és, ó Senhor nosso Deus, Rei do universo, que revelaste o segredo da renovação da lua, que nos instruíste e ensinaste os cursos das estações do tempo e do calendário, das Luas Novas e Festivais e que nomeaste homens de entendimento que determinam os teus tempos designados, das Luas Novas e Festivais.

O Senhor, nossa Rocha, pesaste e calculaste as menores divisões de tempo pelas quais essas Luas Novas e Festivais são determinadas, como está escrito, que designaste a lua para as estações; o sol conhece seu pôr-do-sol, e também afirma: Pois assim como os novos céus e a nova terra, que farei.

'Bendito és, ó Senhor, que santificas Israel e os que temem o Teu Santo Nome, que santificas os meses e os anos”.

'Ó, dai graças ao Senhor porque Ele é bom; neste dia todos nós em Jerusalém e todos que tememos o Senhor nos regozijamos e estamos felizes no Todo-Poderoso.

Nosso Deus e Deus de nossos Pais, renove sobre nós este mês para o bem e para a bênção, para o regozijo e para a alegria, para a salvação e para o consolo, para a boa vida e para a paz.

E que todos os dias deste novo Mês sejam para bênção, bondade, proteção e doçura, e nos agracie com sabedoria, compreensão e conhecimento de Ti mesmo.

Vamos nos apegar ao aprendizado da Torá, e enviar bênçãos e sucesso e conforto em todas as nossas ações.

Senhor, abra para nós e para todos os nossos irmãos de Israel e para os que temem o Teu Nome, portões de:

Luz, amor e fraternidade, bênção, compreensão, grandeza, alegria, conhecimento, glória e majestade, conforto e sucesso, bons amigos, complacência, mérito, felicidade, sabedoria, perdão, boa vida, graça, bondade, aprender a Torá por si mesma, boa nutrição, doação, simpatia, apoio, ajuda, riqueza, redenção, bom sustento, caridade, sucesso, florescimento, integridade, rostos brilhantes, saúde completa, desejo de te seguir, misericórdia, paz, tranquilidade, arrependimento e retorno, Torá, oração, salvação.

'Que as boas novas se multipliquem em toda a terra, que os dias felizes se multipliquem em toda a terra, que os discípulos da Torá se multipliquem em toda a terra.

Consagração do Mês

Consagramos ao Senhor este novo mês em seu tempo próprio de acordo com  a Torá, consagrado no céu e na terra, consagrada nas regiões celestiais, consagrada nas regiões terrestres, consagrada na terra de Israel, consagrada em Sião, consagrada em Jerusalém, consagrada em todas as habitações de Israel, consagrada pela ordem de nossos rabinos, consagrada na Casa da Assembleia, e nas casas de todos os teus filhos.

Ó, dai graças ao Senhor porque Ele é bom.

Que todos sejam abençoados neste mês.

“O Senhor me dará a conhecer o caminho da vida, a plenitude das alegrias em Sua Presença, as delícias que estão em Sua mão direita por toda a eternidade.”

Que seja um mês de paz para todos os mundos, para o Reino.

Obrigada por mais um tempo de vida que o Senhor nos concede!

Ofereçam sacrifícios de ações de graças e proclamem com júbilo as suas obras! Salmos 107:21,22

Rendei graças ao SENHOR porque Ele é bom, porquanto seu amor leal dura para sempre. Salmos 136:1

Como sacrifício, oferece a Deus a tua ação de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; Salmos 50:14.

O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho,  dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus. Sl. 50:23

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Salmos 51:17-18

Que o Senhor conceda a graça da restauração do altar de louvor e adoração em Sião. Amen

Benção sacerdotal

Bendito és tu, Senhor, nosso Deus, Rei do universo, a quem santificamos na santidade de Aarão

e a quem ordenastes que abençoasse seu povo Israel com amor. 

assim pedimos:

Nosso Deus e Deus de nossos pais.

Tu és grande nas alturas, habitas em poder.

Paz é o teu nome, e paz é o teu nome.

Que a vontade que estabeleceste sobre nós e sobre todo o teu povo,

a casa de Israel, seja sobre nós.

Vida e bênção para a preservação da paz:

Dá-nos paz, bondade e bênçãos.

Que a graça, a misericórdia e a compaixão estejam sobre nós e sobre todo o teu povo Israel.

Abençoa-nos, a nós, nossos pais, a todos nós, como um só, à luz da tua face.

Pois à luz da tua face, Senhor, nosso Deus, nos deste a lei da vida,

 a benignidade, a justiça, as bênçãos, a compaixão, a vida e a paz.

Que seja bom aos teus olhos abençoar o teu povo Israel em todo o tempo

 e o tempo todo com a tua paz. 

Abençoa-nos com a tríplice bênção,

conforme a Torá, escrita pela mão de Moisés, teu servo.

Esta palavra procede da boca de Arão e de seus filhos,

os sacerdotes, teu povo santo.

Bendito és tu, Senhor, que abençoas o teu povo Israel com paz

Como está escrito:

Que o Senhor te abençoe e te guarde: 

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te abençoe: 

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amen.

Que a paz esteja com todos. Amen.

Salvação

É altamente recomendado pronunciar o Nome do Justo Yeshua HaMashiach, pois ele está mais próximo de HaShem do que você e irá te ajudar a se purificar em antecipação à energia da lua nova.

Ele é poderoso para salvar definitivamente aqueles que, por intermédio dele achegam-se a Deus, pois vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25

Por favor, repita isso frequentemente durante os dois dias de Rosh Chodesh.

“Adonai Elohim, cria em mim um coração puro, e renova em mim um espírito reto”.  Salmo 51 (3 vezes)

Gênesis 49:18

A tua salvação espero, ó Senhor!  Gênesis 49:18

O hebraico é לישועתך קויתי יהוה.

A transliteração é LeShuATCha KiViTi HaShem.

E depois ore por 3 coisas – Saúde – elevação da alma – apoio pessoal.

Que Yeshua, o nosso justo rei Messias se manifeste nesta terra dos viventes e seja anunciado pelo profeta Elias, faça brotar em nossos dias o tempo feliz como os anos quando o Templo será reconstruído, e que as ocasiões alegres e mais quarenta anos de paz perfeita se multipliquem em Israel e no meio daqueles que temem ao Senhor, Amén.

Conclusão

"Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos".

“Que as palavras da minha boca e os pensamentos do meu coração sejam agradáveis e encontrem favor diante de Ti, HaShem, minha Rocha e meu Redentor.”

Que o Senhor, nosso Deus, esteja satisfeito com o teu povo Israel, com todos aqueles que temem o Teu Santo Nome e com suas orações.

E que Ele restaure o serviço de louvor e adoração à tua casa sagrada.

E que as orações das mulheres de Israel e das mulheres justas das nações  sejam aceitas com amor e com prazer.

E que o serviço do teu povo Israel seja sempre agradável a ti. 

E que os nossos olhos vejam o teu retorno a Sião com misericórdia: 

Bendito és tu, Senhor, que restauras a tua morada em Sião.

​Fonte:

Adaptado do site YeshShem.com (site desativado)

Link com várias orações para abençoar o início dos meses

https://opensiddur.org/prayers/torah-service/shabbat-mevorkhim/tkhine-for-shabbat-mevorkhim-rosh-hodesh-nisan/

bottom of page